quarta-feira, 5 de novembro de 2008

tudo pode acontecer


Sim eu moro em Chicago. Sim eu conheço muito bem o Grant Park. Sim eu acordei feliz demais por Barack Hussein Obama ser o novo presidente do país. Mas não, eu não fui pra downtown pra ver o discurso da vitória ontem.
A gente não tinha ingresso pra entrar no parque e ficar mais perto. No fim preferimos ficar chorando de emoção em casa do que tentar vencer as multidões só pra ver o Obama num telão.
A vitória aqui, apesar de reunir o povo, não teve festa como no Brasil. Não tem banda tocando e celebração regada à cerveja, mas também não tem violência. É tudo muito bem comportado.
Eu tava grudada na TV desde às seis da tarde acompanhando toda a apuração. A vitória projetada inquestionável foi anunciada às 11 e o discurso veio um tempo depois disso.
Chorei muito em frente à TV. Chorei porque hoje, depois de mais de sete anos, tenho orgulho de morar neste país. Chorei porque me emocionei com a capacidade humana de evoluir sua consciência. Chorei por ver nesta vitória a demonstração de uma possibilidade linda de união entre raças e aceitação das diferenças.
Chicago tem curtido um veranico desde o início do mês, inacreditável pra esta época do ano. Temos tido dias claros e temperatura chegando aos 25 graus, quando em geral a temperatura média é de 5c.
Este verãozinho contribuiu pra este clima geral de esperança e alegria. A cidade hoje respira aliviada, não peguei ninguém na rua falando em política. Há uma satisfação geral no ar. O povo na rua, com cachorro, carrinho de bebê, tomando café nas calçadas. Relaxando e aproveitando este momento que de mágico, passou a concreto; da fantasia, para uma realidade que se estabelece em definitivo na casa branca dia 20 de janeiro.
Como o texto que rolou hoje na internet do Michael Moore, eu também quase estou pedindo pra alguém me beliscar.

Um comentário:

Patty Arts disse...

Maravilhoso texto...nos estavamos lah e foi demais. Super beijo, e muito obrigada por estas lindas linhas. Patty