segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

teatro brasileiro em Chicago



A Cia. Triptal de São Paulo está participando de uma série de espetáculos de textos de Eugene O'Neill promovida pelo Goodman Theatre.

Além da Triptal, tem uma outra companhia estrangeira (Toneelgroep de Amsterdam)participando desta série que se propõe explorar a transposição dos textos de O'Neill dentro de uma visão do século XXI.

Fui conferir "Zona de Guerra" este fim de semana e fiquei encantada com a visão do diretor André Garolli sobre o texto.

A performance tinha legendas projetadas em inglês, e eu e meu marido éramos, acredito, os únicos brasileiros na platéia.

Depois do espetáculo, ficamos conversando com André, e foi uma troca ótima. Eu confessando que acho o teatro em Chicago em grande parte entediante por sua sempre preferência pelo realismo, e ele comentando que as vezes no Brasil a fisicalidade é tão grande que fica trabalhoso tirar os excessos quando se quer uma estética mais realista mesmo.

Foi uma delícia ter ido assistir Zona de Guerra, e tenho certeza que está sendo muito bom para artistas daqui poderem também testemunhar estas outras visões e formas de trabalhar.

A platéia do Goodman adorou e não parava de aplaudir. Acho que pra eles também é refreshing poder assistir alguma coisa que foi preparada com mais tempo, e não com os ensaios a toque de caixa de três a quatro semanas apenas que a gente tem aqui.

Eu especialmente curti muito um tableau na abertura que remete direto ao Guernica do Picasso. André contou que esta cena tinha justamente surgido de uma improvisação durante os três meses e meio que eles tiveram pra ensaiar.

Eles ainda vão fazer "Longa Viagem de Volta pra Casa" e "Cardiff" aqui no Goodman e estão adorando a recepção que a equipe do teatro está dando pra eles, em termos de apoio e acomodações. Mal sabem eles que isso de forma alguma é a regra aqui na cidade e que eles estão tendo a sorte de terem sido convidados por um teatro com tantos recursos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Petrucia, que bom que vc foi ver o espetáculo! Foi surpreendente pra nós a receptividade do público a um trabalho em outra língua, mas é bom ter brasileiros na platéia também. E vc foi ver os outros da Triptal? Foi uma escursão fantástica e as outras peças foram muito bem recebidas também. Obrigado e beijos,
João Bourbonnais (o Jack de Zona de Guerra).
P.S. Visita meu blog:
http://joaobourbonnais.blogspot.com/

Anônimo disse...

Desculpa, EXCURSÃO. Vc pode corrigir, por favor? Obrigado. João.

petrucia finkler disse...

João, infelizmente não consegui ver as outras peças do festival porque estava de viagem marcada. Mas li agora por um jornal do meio cultural aqui que realmente o trabalho da Triptal chamou a atenção. Vou correndo no blog e vou adicioná-lo na minha lista! Valeu!!!

João Bourbonnais disse...

Petrucia,
obrigado pelo comentário ao "Zona" e por ser minha "seguidora"! Posso colar seu comentário ao meu blog? Achei muito pertinente e uma interessante visão "de dentro" do país. Bjs.