sábado, 29 de agosto de 2009

miséria criativa

A questão econômica aqui segue feia. Feia mesmo. Tem cada vez mais mendigos e mais pedintes em todos os lugares. Muitos, bem no centro de Chicago, esfregando na cara de quem vive ou visita a WindyCity que a prosperidade perdeu seu lugar no cartão postal.
Num congresso internacional de astrologia que participei recentemente, a discussão é a mesma. Os mesmos astrólogos que previram o desmoronamento econômico de 2008, estão dizendo que apesar da aparente melhora nos índices, há uma outra queda se armando e que a crise está mais para um "W" do que um "V"ou"U".
No entanto a problemática da falta de emprego e grana está estimulando a criatividade de quem pede nas esquinas.
Ano passado, sob um viaduto de muito movimento, um barraco armado com carrinhos de supermercado e papelão, com ótima visibilidade para quem por ali passava, estampava em uma de suas "paredes" um pensamento religioso, e na outra oferecia o espaço: 'Seu anúncio aqui!'
E ontem, em frente à Macy's, um cara que não tinha mais que trinta anos, até boa pinta, tinha uma mão estendida com uma caneca pedindo moedas e, na outra, ostentava a seguinte mensagem escrita à mão num papelão de mais ou menos um metro: " Girlfriend was kidnapped by ninjas. Need money for ransom and kung-fu lessons".
(namorada sequestrada por ninjas. preciso de dinheiro para o resgate e lições de kung-fu)

Nenhum comentário: