quinta-feira, 11 de junho de 2009

Luna cool

comecei meu laboratório de dramaturgia organizada pelo Teatro Luna.
Uma vez por mês vou sentar numa mesa com Latinas para lermos nossos textos, trocar apoio mútuo e cobranças também. O ambiente perfeito para uma pessoa com sérias deficiências disciplinares como eu!
Lemos duas cenas da peça que comecei na aula do Chicago Dramatists e elas curtiram muito. Acharam com potencial ótimo... personagens super claros e very entertaining.
Decidi que preciso concluir ao menos uma das peças que tenho começadas. Um dos meus professores do Dramatists disse que a diferença entre um dramaturgo com textos montados e um sem textos montados é que o primeiro termina os textos. :)
Mas o que mais me chamou atenção com as meninas na terça-feira foi justamente a questão cultural.
Veja bem, eu estou acostumadérrima a grupos de mulheres. Faço parte de um women circle, que são grupos espirituais e acabei de fazer um espetáculo com 16 mulheres que ensaiam juntas desde Fevereiro. Ou seja.. não me falta experiência de participar de reuniões e grupos de americanas.
Mas... bastou eu chegar na sala e dividir a mesa com outras latinas e, imediatamente, me veio toda a familiaridade que sempre senti nesses grupos no Brasil.
Imediatamente, há um interesse na vida das pessoas, conta-se coisas íntimas que evocam compreensão de quem escuta, e um sentimento simplesmente de estar em casa!
Eu me senti em casa num grupo de dez mulheres onde eu apenas conhecia uma delas.
De certa forma, fiquei chocada com isso. Mas um "chocada" bom. Chocada feliz.
Chocada, porque me dou conta que de algum modo eu me americanizei um bocado e fui ficando impessoal, evitando essa intimidade imediata que a gente estabelece no Brasil e, pelo visto também em toda a América espanhola.

2 comentários:

Renato Amado disse...

Good luck! Também estou numa onda semelhante. Tô numa de escrever um monólogo, mas o pontapé inicial, quebrar a inércia é complicado, até porque estou escrevendo contos e um romance paralelamente, então a tendência é dedicar o tempo livre ao que já está em curso, não ao que se tem que iniciar. Mas hoje estou numa de quebrar a inércia e esta sincronicidade de vir parar num blog em que o primeiro post que vejo é sobre o início de um curso de dramaturgia é um incentivo. Bom agouro.

Saudações.

petrucia finkler disse...

Bom agouro mesmo! Valeu pelo comentário Renato. :)