domingo, 17 de maio de 2009

sábado mod


Este fim de semana marca a inauguração da nova ala moderna do Museum of the Art Institute.
Desde que mudei para Chicago em 2001, acompanho a evolução dessa obra, e com um fim de semana inaugural com entrada franca (patrocinado pela Tar.get), eu tinha de ir conhecer o espaço logo no primeiro dia.



O prédio é lindo com uma ponte que leva do fabuloso Millenium Park, direto para o terceiro andar da modern wing, e para o restaurante novo dessa ala, Terzo Piano.




Na rua, o patrocinador do fim de semana popular organizava atividades para a família inteira, distribuia potato chips e água, além de embalava o dia belísismo com vários shows de jazz e dança.
Lembrei vividamente de minhas viagens à Europa, sempre na primavera nórdica, o céu polarizado num azul brilhante, a temperatura amena e o povo jogado nos gramados, sugando os raios do deus Sol.
Tantas vezes ao presenciar essas cenas, desejei ardentemente poder um dia viver num lugar assim com essa experiência. Ontem ali no Millenium, me senti mais uma vez no exterior. Quase esqueci de que essa cidade agora também é minha.
Dentro da modern wing, tudo é lindo. A luminosidade e amplidão da entrada me remeteram um pouco à Tate Modern.







A exposição temporária inaugural é de Cy Twombly e estava bem legal. Especialmente eu amei a série das Peonies.




Era com certeza um dia de multidões e, apesar de ser maravilhoso abrir as portas do museu para a população num dia sensacional de primavara, multidões trazem problemas.

A cada andar, observamos que mais e mais setores iam sendo fechados, isolados do público.
A agitação da equipe do museu acenava para a possibilidade de vandalismo e minha suspeita foi, infelizmente, confirmada.
Várias obras foram danificadas nesse dia de inauguração. Uma, eu soube em detalhes, foi por acidente e as outras, sinceramente, espero que também. Uma pena.

Para encerrar nosso sábado primaveril em downtown, brindamos com mojito e cervejinha belga ao ar livre. Just perfect.

sábado, 16 de maio de 2009

lip gloss

Lip gloss, desses mais grudentos, deveria ser proibido para qualquer pessoa que ama (ou afofa) gatos.
Leia-se: eu.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

enquanto isso, no século passado

Este fim de semana que passou tivemos um 'chá' com as senhoras do Harvard Observatory. As senhoras éramos nós, as atrizes do Unsung Stars, improvisando e recebendo pessoas como as astrônomas do século passado para tomar um chá conosco.
Eu achei no começo que isso não ia dar certo, que ninguém ia se interessar, que era uma bobagem sem tamanho.
Errei feio.
Não só gostei desse faz de conta, mas também o público adorou brincar conosco. Nossos 'visitantes' todos se empenharam em falar e se portar como em 1910, perguntando sobre nosso trabalho no 'Observatório' e também sobre curiosidades de nossa vida pessoal e nossos desafios como primeiras mulheres na ciência.
Teve um jornalista do Chicago Reader que pintou lá e amou. Não conseguia ir embora.
Foi divertido.
Essa iniciativa era parte de um fundraising da companhia. Ainda estamos precisando levantar muito mais dinheiro pra poder montar o espetáculo com todos os figurinos e objetos de época. O chá foi um sucesso tamanho que vamos incorporar algo do gênero às performances em si, quando enfim estas começarem.
Sei que sempre reclamo que em Chicago os processos de montagem de um espetáculo são curtos demais, mas este aqui está se demasiado longo e perdendo momentum.
Em junho temos dois fins de semana para testar o script, debatendo com o público no final. E lá vou eu decorar a montanha científica para mais uma apresentação que ainda não é the real thing.
Eu deveria estar mais empolgada depois do sucesso do chá, mas não estou.
Weird.